Bombeamento de água utilizando energia solar

Em algumas áreas rurais do Brasil ter energia elétrica ainda é luxo. Não podendo contar com o serviço, há tecnologias para suprir as necessidades hídricas sem depender de corrente elétrica. Uma delas é a bomba para poços que utiliza energia solar, que dispensa também o uso de baterias.

O QUE É UM SISTEMA DE BOMBA SOLAR FOTOVOLTAICO?

Os sistemas fotovoltaicos de bombeamento de água convertem a energia solar em energia elétrica para alimentar a bomba d’água. A tecnologia de bombeamento solar de água pode ser considerada uma alternativa promissora aos sistemas de bombeamento à base de eletricidade, diesel ou gasolina, pois são econômicos e ecológicos.

Os sistemas de bobagem solar possibilitam a captação de água de uma fonte (rio, bacia, poço …) mesmo que não haja fonte de energia no local. Frequentemente usados ​​para fornecer água potável, irrigação ou para encher reservatórios, esses sistemas permitem o acesso à água nas áreas mais remotas.


Bomba para poço movida a luz solar é alternativa para quem não tem acesso à energia elétrica. Ou ainda quem tem a energia elétrica e quer economizar o gasto com a fatura da energia elétrica.

Condomínios e casas que no seu subsolo brotam água, pode ter essa água bombeada por energia solar e ainda utiliza-la como água de reuso para limpeza de áreas comuns, rega de plantas, etc.

Bombeamento solar

A placa solar fotovoltaica recebe a energia proveniente do sol nas células fotovoltaicas e transformam a radiação solar diretamente em energia elétrica pelo chamado “efeito fotovoltaico”.

 Após a conversão da energia solar em elétrica, o painel alimenta a bomba de água com energia elétrica em corrente contínua.

As bombas solares foram desenvolvidas para auxiliar pessoas que moram em locais remotos e precisam bombear água, para irrigar plantações ou abastecer pequenas comunidades.

Elas funcionam a base de energia solar, sendo mais econômicas, duráveis e discretas que as bombas convencionais.

COMO A BOMBA SOLAR FUNCIONA?

Os sistemas fotovoltaicos de bombeamento de água convertem a radiação solar em eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos com a missão de alimentar as bombas elétricas. 

A energia elétrica produzida pelos módulos fotovoltaicos é utilizada para alimentar motores DC ou para ser convertida em corrente alternada pelo inversor. 

Dependendo da instalação, é possível armazenar energia em baterias. 

Porém, nem sempre é necessário armazenar a energia produzida, pois a instalação de um reservatório na saída da bomba permite armazenar água e assim obter uma reserva aproveitável mesmo sem sol. 

Outra opção é a conversão termodinâmica que converte energia solar em energia mecânica para fazer funcionar a bomba solar.

Principais vantagens de instalar um sistema de bombeamento solar

Os sistemas fotovoltaicos podem ser usados ​​não apenas para irrigação, mas também para fornecer água potável, purificação da água e dessalinização.

O acesso à água potável é essencial e, certas regiões dos países em desenvolvimento do mundo, nem sempre têm esse privilégio.

Além disso, muitas comunidades rurais não estão conectadas a um sistema centralizado de abastecimento de água potável.


Nestes casos, a tecnologia de bombeamento de água solar PV pode ser uma opção apropriada.

Conforme a comunidade se expande, o bombeamento solar manual pode não ser suficiente, mesmo se a capacidade for grande o suficiente.

O combustível é caro de se obter e normalmente a qualidade do combustível 


QUAIS OS TIPOS DE BOMBAS SOLARES DE ÁGUA?

 Atualmente no mercado existem dois tipos de bombas solares: de superfície e submersas. Abaixo você conhece mais sobre a utilidade de cada uma delas.

Superfície

Esse tipo de bomba é utilizada para aspirar a água com a ajuda de um tubo de sucção, que vai levá-la até o reservatório. 

Elas são mais econômicas, porém tem um limite de altura, que varia de acordo com a marca, não podendo ser usada em áreas com muita profundidade.


                                                         Bombas Solares Shurflo.

QUAIS AS VANTAGENS DE UTILIZAR ENERGIA SOLAR NO BOMBEAMENTO?

Uma das maiores qualidades das bombas solares é que elas não funcionam a base de diesel. Isso faz com que elas sejam mais econômicas já que não é necessário ter gastos extras com combustíveis. Mas existem também muitas outras vantagens em adquirir esse acessório.

Eficiência alta

Utilizando as bombas solares, você poderá bombear até 8 mil litros de água que dependendo do equipamento, essa quantidade pode aumentar com bombas especificas. 


Durabilidade

A vida útil das bombas é bem alta, sendo de 25 a 30 anos. E dependendo do valor do projeto e instalação, o retorno sobre o investimento desse kit de bombeamento solar de água é de aproximadamente 5 a 6 anos.

Pouca manutenção

Já que ele não possui peças extras para serem trocadas, a sua manutenção se dá de forma bem fácil. O único cuidado necessário para continuar usando o bombeamento solar com eficiência, é realizando uma limpeza dos painéis solares.

Não precisa estar conectado à rede pública

Como toda a energia para bombear água é proveniente do sol, você não precisa estar conectado à rede de energia elétrica para suas bombas de água funcionarem (a não ser que você utilize o sistema On-Grid). Isso faz com que esse dispositivo fique mais acessível para quem mora em locais mais remotos.

Sem ruídos

O bombeamento de água se dá sem a utilização de motores a diesel ou gasolina. Isso faz com que as bombas solares de água sejam, sendo mais discretas.

A única desvantagem é que em dias nublados a bomba não opera em plena capacidade, já que depende de incidência solar de 6W/m². Mas, isso não chega a ser um grande problema. “Em dia nublados a potência diminui, mesmo assim a bomba consegue mandar água numa vazão razoável

Bomba Solar Para Grandes Profundidades


Bombas Submersas 

Bombas Solares Shurflo

Bombas Shurflo:

As bombas Shurflo possuem mais de 20 anos de experiência no aperfeiçoamento de sistemas de bombeamento positivo através de câmaras com diafragmas.

Suas dimensões compactas, alta pressão em baixas vazões, motor em corrente contínua de alto rendimento, proporcionam alto retorno de investimento em aplicações com painéis solares em qualquer lugar por mais remoto que seja e sem custo de energia. 

A Technosol fornece todo o equipamento necessário à sua instalação e mantém o fornecimento de peças de reposição, assistência e garantia para esses produtos

  

Shurflo 8000:  Para vazões até 490 lph, altura máxima de 45 m. Bomba de diafragmas, dimensões compactas, pressão 60 PSI max., motor em corrente contínua 12Vdc, requer pouca manutenção e poucos painéis para funcionamento. 

 

Shurflo 2088:  Similar ao modelo acima, para vazões até 720 lph, altura máxima de 36m. 

 

Shurflo 9325-043-101, bomba submersível, para coluna D´Água de até 70 metros e vazão de até 1.000 litros dia, ideal para bombear água de poços artesianos com diâmetro mínimo de 4 polegadas (10,2 cm) ou em cisternas e reservatórios



 Dispomos de equipes especializada para dimensionar a bomba correta para cada situação

Consulte-nos para que possamos ajudar 


Gostou? Ajude a compartilhar este conteúdo
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
💬Posso Ajudar?