TIPOS DE CARREGADORES PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS
Carregar um veículo elétrico é quase tão simples quanto carregar um celular, basta conectar o cabo do carregador no veículo e começar o processo. No entanto, há diferentes tipos de carregadores e cada um pode ser mais ou menos adequado de acordo com o local de instalação, tempo para recarga, potência dos carregadores e, especialmente, a necessidade do usuário.
Neste artigo você encontrará os principais tipos de carregadores, classificados por tipo de uso e com uma explicação detalhada sobre cada um deles.
CARREGADOR DE EMERGÊNCIA
É o carregador que acompanha o carro já no momento da compra e que permite carregar o carro em tomadas comuns de 10 A, como aquelas que possuímos em casa. Eles são pequenos e leves, podendo ser carregados no próprio porta-malas. Como o próprio nome sugere, eles podem ser usados em situações não previstas onde não são encontrados carregadores ou tomadas mais potentes. Apesar da conveniência, sua baixa potência implica em menor velocidade de recarga das baterias.
Geralmente com uma corrente máxima de 8 ou 10 A, o carregador portátil fornece uma potência máxima de cerca de 2 kW em 220 V ou 1 kW em 110 V. Em um veículo com uma bateria de 40 kW, por exemplo, uma carga completa levaria 20h ou 40h, é realmente muito lenta se comparada com outros tipos de carregadores.
As montadoras escolheram essa corrente máxima de 8 ou 10 A para evitar riscos de segurança ao usuário e ao carro durante o carregamento das baterias. Como as tomadas residenciais suportam este limite, não existe o risco de o usuário do veículo se enganar ou “abusar” da tomada, o que causaria sobreaquecimento dos cabos e tomadas, ou eventualmente até incêndios.
Algumas pessoas usam adaptadores de tomada, sem o conhecimento adequado, atingindo correntes acima daquelas previstas para os cabos e tomadas, portanto, limitar a corrente parece uma boa medida do ponto de vista da segurança.
Outra vantagem do carregador emergencial para carros elétricos é que ele vai funcionar praticamente em qualquer casa, empresa ou comércio, uma vez que usa as tomadas comuns. Por isso é chamado por este nome, afinal em uma emergência é melhor carregar devagar do que não poder carregar.
CARREGADOR PORTÁTIL
Este conector foi projetado para carregamento em rede trifásica com corrente alternada (CA), e geralmente é chamado de conector ‘mennekes’. Ele possui fios adicionais e suporta a recarga em potência até 22 KW (400 V, 32 A). A distribuição dos pinos é similar ao conector Tipo 1, mas no caso, dois pinos são adicionados e eles correspondem às fases extras necessárias para o carregamento trifásico.
Por conta da rede trifásica e do conector Tipo 2 permitirem maior capacidade de energia, esse conector recarrega o veículo mais rápido se comparado ao Tipo 1. Ele também pode ser considerado tanto um conector CA de carga lenta – até 3,7 kW, quanto CA de carga rápida – até 22 kW.
Os carregadores portáteis são muito parecidos com os carregadores de emergência, sendo a principal diferença a potência de carregamento. Enquanto os de emergência ficam limitados a 10 A com 1 fase, os carregadores portáteis podem fornecer até 32 A e em até 3 fases, multiplicando por 10 a potência máxima fornecida, reduzindo drasticamente o tempo de recarga das baterias.
A potência máxima de carga é de 22 kW em 380 V (trifásico), mas também existem modelos monofásicos de 7 kW (220 V) ou ainda os modelos de 3,7 kW (16 A em 220 V). Essa capacidade de 7 ou 22 kW é a mesma dos carregadores de parede ou “Wallbox”, para que sirva de referência. Com 22 kW é possível carregar uma bateria de 40 kW em menos de 2h, enquanto com 7 kW, uma carga completa poderia levar cerca de 6h.
Por esse motivo, os carregadores portáteis têm substituído cada vez mais os carregadores fixos, afinal fornecem a mesma potência, com a vantagem de serem portáteis e mais flexíveis que os tradicionais Wallbox.
Os modelos mais simples funcionam em uma tensão de 110/220 V, com corrente até 16 A e podem ser ligados diretamente na tomada de 3 pinos. No entanto, são mais lentos e levam mais tempo para carregar 100% da bateria do veículo, cerca de 12 a 30 horas. Esses carregadores utilizam tipicamente o modo de carga nível 1, sendo recomendado para casos emergenciais ou recargas noturnas.
Os modelos com maior potência operam na tensão de 220/380 V e suportam uma corrente elétrica de até 32 A, mas para isso, requerem uma tomada especial dedicada, como por exemplo as tomadas industriais. Eles alcançam uma potência de 3,7 kW até 22 kW e nesta faixa de potência o carregador portátil carrega o veículo no modo de carga nível 2, levando até metade do tempo para carregar 100% da bateria, se comparado aos modelos mais simples.
Os carregadores portáteis são ideais para pessoas que desejam carregar o carro elétrico utilizando apenas um carregador em múltiplos locais (casa, trabalho, estacionamento etc.) e para aqueles que não possuem condições elétricas necessárias para instalar uma unidade fixa em casa. Eles fornecem energia em corrente alternada (CA) e são de fácil utilização, bastando apenas conectar cada extremidade na tomada e no carro.
Também é comum que estes carregadores acompanhem adaptadores de plugue, para que sejam usados em diferentes tomadas, o que pode ser muito útil quando em viagem, por exemplo.
Na Europa é cada vez mais comum os motoristas substituírem os tradicionais carregadores wallbox pelos carregadores portáteis, afinal eles fornecem a mesma potência enquanto o portátil permite ser utilizado não só em casa, mas em diferentes locais.