Pular para o conteúdo

Mercado Cativo e Mercado Livre de Energia

Conheça as principais diferenças entre o Mercado Cativo e o Mercado Livre de Energia e certifique-se de não errar!

No mercado cativo, os serviços e transporte e abastecimento de energia são prestados por empresas (distribuidoras locais de energia). 

As tarifas cobradas dos consumidores são regulamentadas e aprovados pela ANEEL e são predeterminadas de acordo com a área de atuação da concessionaria que lhes presta serviços.

Além disso, as taxas, ajustes e cobranças do marketplace exclusivo são fixadas por doze meses. 

A quantidade de energia comprada não é especificada podendo varia de acordo com a demanda do consumidor. 

Em um mercado livre de energia (M.L.E), as negociações são conduzidas de forma diferente. 

A rede que transmite a energia consumida será fornecida pelo franqueado que que atende a sua região, e tarifa de energia elétrica será a mesma paga por um consumidor cativo. 

A energia consumida pode ser contratada com qualquer gerador, seja ele, biomassa, fotovoltaico ou eólico. 

Essas negociações também podem ocorrer com comercializadoras de energia que estarão em busca de geradores que ofereçam a melhor relação custo-benefício para seus clientes. 

Com isso, os consumidores podem negociar com mais de 300 empresas sobre a energia que vão consumir.

Graças à possibilidade de negociações de energia com muitos fornecedores, mudar para o M.L.E pode economizar até 40% para as empresas. 

Além disso, os contratos firmados entre consumidores e geradores ou comercializadoras de energia serão negociados diretamente entre as duas partes. As condições comerciais, preços, reajustes e flexibilidade serão negociados e vigorarão durante toda a vigência do contrato.

Características do mercado privado de energia

Os consumidores do mercado cativo contratam o serviço de energia elétrica diretamente com a concessionária local, sem a intermediação de qualquer outra empresa. Não é possível celebrar contratos de fornecimento com outras empresas. Assim, a partir do momento da convocação, os encargos, taxas e marcos tarifários serão cobrados diretamente na fatura mensal de acordo com as regras e valores estabelecidos pela ANEEL.

As tarifas não serão alteradas caso ocorram imprevistos, como crises políticas e econômicas ou mudanças climáticas que levem a períodos de estiagem. Portanto, se a geração termelétrica for ativada, poderá ser aplicada uma marca tarifária. 

Os reajustes tarifários são feitos apenas uma vez ao ano em datas pré-determinadas por franqueado. 

Em um mercado cativo, é impossível prever com precisão as contas de energia elétrica dos próximos anos, afinal, as contas de energia elétrica das concessionárias locais incluem múltiplos custos, como investimentos, despesas de operação e manutenção, energia comprada e diversas outras despesas. 

Tornando difícil prever com mais precisão as mudanças nas taxas de um ano para o outro. 

Outro fator em mercados cativos é a flexibilidade na quantidade de kWh consumidos. 

Com isso, as empresas podem suspender ou reduzir as operações em determinados períodos do ano, com um gasto proporcional à energia consumida.

 O custo do uso do fio é constante e o mesmo em ambos os mercados. Características do mercado livre de energia.

No mercado livre de energia, as empresas consumidoras contratam com geradoras ou comercializadoras a energia que irão utilizar. 

Por isso, é interessante contar com o apoio de consultorias profissionais para auxiliar na análise de viabilidade, perfis de consumo, volumes contratados e sazonalidade necessária por unidade consumidora.

Diferentemente de um mercado cativo, onde os contratos são firmados com uma única concessionária, no mercado livre de energia são formalizados contratos múltiplos, como uso de sistemas de distribuição ou transmissão, energia e Associação da Câmara de Bolsas de Energia (C.C.E.E). 

Portanto, os contratos de compra de energia devem ser firmados com cautela para ajustar as condições de fornecimento. 

Conforme mencionado acima, o apoio de consultores especializados em mercados livres de energia é fundamental para resguardar os interesses das empresas consumidoras e obter contratos com as melhores condições comerciais e legais ao menor custo possível. 

Portanto, neste processo, os seguintes pontos devem ser considerados.

Análise aprofundada dos perfis de consumo para adquirir quantidades de energia com a flexibilidade necessária para atender as necessidades das unidades consumidoras, evitando excesso ou falta de energia no final do mês e evitando gastos desnecessários.

A Inteligência de mercado, nos ajuda a escolher o momento certo de comprar energia, negociar os preços mais competitivos, monitorar o equilíbrio entre oferta e demanda, pluviosidade e reservatórios de usinas hidrelétricas.

Além disso, a inteligência de mercado ajuda na formulação de uma estratégia de recrutamento. O papel da consultoria em mercados liberais de energia por meio de consultoria profissional, empresa prestará assessoria completa em todo processo de migração para o mercado livre de energia e contratação de bens. Dessa forma, nos próximos meses você também receberá assessoria na gestão de contratos formais e no cumprimento de todas as regras e aos procedimentos do mercado.

Dessa forma, nos próximos meses você também receberá assessoria na gestão de contratos formais e no cumprimento de todas as regras e procedimentos do mercado.

Quais as vantagens:

  1. Utilização de energia de matriz limpa, energia oriundas dos sistemas eólicos, solar fotovoltaico, biomassa, cujo o transporte dessa energia tem tarifa reduzida no transporte, isso significa para o cliente que a energia chega mais barata do que a concessionária oferece, em São Paulo esse preço varia dependendo do porte da empresa dependendo de quem vai fornece, é um número que varia de 25% a 30% de redução do custo da fatura em relação ao praticado atualmente com o mercado cativo o mercado da concessionaria local. 
  2. Outra vantagem significativa é estar livre das bandeiras tarifarias (amarela, vermelha, vermelha 1) que onera a conta de energia.
  3. Contratação de um único patamar de demanda, não será necessário ter a preocupação em contratar demanda ponta, demanda fora de ponta, esse tipo de quesito na contratação da demanda já fica solucionado na contratação do contrato.
  4. A comercialização dessa energia é através de grandes empresas que tem a participação de grandes bancos, empresas do setor de energia, empresas do setor de investimento, empresas de capital de metalurgia.
  5. Possibilidade de comprar energia fazendo a gestão da energia através de aplicativo (EGRIDE) que fará toda a gestão da energia, coma possibilidade de geração de relatórios diversos aonde o contratante poderá administrar totalmente, conseguindo se situar com relação a preços com relação a outros fornecedores de energia, projeção de aumento, decréscimo de valores ao longo do tempo, aonde poderá ter todo um planejamento de gestão da contratação da energia.

Qual é o papel da gestora de energia? 

A Tricorp consultoria independente de energia livre do mercado, com larga atuação veem auxiliaram diversas empresas a reduzirem suas despesas e explorarem todas as possibilidades que esse mercado oferece, colocando-as em contato com os melhores fornecedores do mercado, sem conflitos de interesses. Temos a facilidade de estudo de caso a caso, com relação ao 

cliente que tenha uma proposta já colocada mais atrativa a que nos ofertamos, temos a possibilidade rever uma melhor condição de proposta, verificando a entrega da energia, período, todas essas questões são negociáveis, no mercado livre se discute preço e não tarifa, tendo a liberdade de tratar desse assunto com várias empresas.

  A Tricorp realizou triagem com 400 empresas fornecedoras de energia, se posicionando como gestora de vendas dessa energia, dessa forma trabalhamos para nossos clientes dando as melhores condições aos nossos clientes.

Faça parte dessa evolução! 

Converse com nossos consultores e receba um diagnóstico completo de viabilidade e perfil de consumo. 

A Technosol em parceria com a Tricorp Consultoria, está ao dispor em ajudar na escolha da melhor opção.